Você sabia que 28 de abril é o Dia Mundial da Educação? A data foi escolhida durante o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, no Senegal, no ano de 2000. No Fórum, através da Declaração de Dakar, ficou estabelecido o compromisso dos países signatários de levar a educação básica a todas as crianças e jovens. E o Brasil também assinou esta declaração.

Segundo o fórum, o Marco de Ação de Dakar é um compromisso coletivo para a ação. Os governos têm a obrigação de assegurar que os objetivos e as metas de EPT sejam alcançados e mantidos. Essa responsabilidade será atingida de forma mais eficaz por meio de amplas parcerias no âmbito de cada país, apoiada pela cooperação com agências e instituições regionais e internacionais.

Existe uma ampla associação entre “educação” e o ambiente escolar, o que não está errado, mas a educação vai muito além dos muros institucionais, e deve estar presente em diversos setores e momentos da vida de uma pessoa.

A principal base da educação e formação pessoal é a família, onde os pais ou tutores funcionam como os primeiros mestres, ensinando e contribuindo para a formação de valores interpessoais, éticos e morais da criança, preparando-a para a futura vida escolar e social. A educação é um direito fundamental da constituição, e o Estado deve garantir condições que todo cidadão tenha garantido o acesso à uma educação de qualidade gratuita.

A data é principalmente comemorada pelas instituições de ensino em todos os seus níveis, e profissionais da área, mas na verdade deve ser comemorada e valorizada por todos os cidadãos, pois trata-se da base da nossa sociedade e desenvolvimento civilizatório.

“A educação é um direito humano fundamental e constitui a chave para um desenvolvimento  sustentável, assim como para assegurar a paz e a estabilidade de cada país e entre eles, portanto, meio indispensável para alcançar a participação efetiva nas sociedades e economias do século XXI afetadas pela rápida globalização.”