De acordo com o livro “Educação e tecnologias: Um novo ritmo da informação”, de Kenski (2012, p. 22) “[…] a expressão “tecnologia” diz respeito a muitas outras coisas além das máquinas. O conceito tecnologia engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do cérebro humano conseguiu criar em todas as épocas, suas formas de uso, suas aplicações”.
Para ela, a tecnologia é essencial para a educação, ou seja, são indissociáveis. Isso porque, segundo o próprio dicionário Aurélio, o conceito de educação refere-se ao processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano, buscando melhorar sua integração individual e social.
A educação é um processo, não um fim em si mesmo, portanto precisa sofrer intervenções positivas para o seu aprimoramento. O uso das tecnologias na área da educação pode exercer um papel importante na relação ensino-aprendizagem. Ter uma educação pautada no uso da tecnologia será o diferencial para o mercado de trabalho nos próximos anos.
A tecnologia deve estar presente de forma crítica na escola. Os recursos digitais devem ser aliados às práticas de ensino e ao projeto pedagógico. Além disso, é essencial educar para saber discernir a informação correta dentro de um mar de dados e entender que a internet vai além do Google ou das redes sociais.
Usar ou não a tecnologia na educação já não é mais tema de debate. A nova pauta é saber qual a melhor forma de usufruir desse recurso e como vamos alfabetizar nossos alunos para a linguagem tecnológica.